logo-mellopossiede

Seguro de Crédito à Exportação

O Seguro de Crédito à Exportação tem a finalidade de garantir as operações de crédito à exportação contra os riscos comerciais e políticos extensivo a importadores e países. O seguro pode ser utilizado por exportadores e instituições financeiras que financiarem ou refinanciarem a produção de bens e a prestação de serviços destinados à exportação brasileira, bem como as exportações brasileiras de bens e serviços.

É obrigatória a análise econômico-financeira e individual dos importadores estabelecendo limite de crédito rotativo, levando-se em conta a capacidade de pagamento e endividamento do comprador. Trata-se de um instrumento ágil e extremamente competitivo no que diz respeito ao custo, podendo direcionar a concentração dos esforços de vendas para o desenvolvimento de novos mercados.

O Seguro de Crédito à Exportação também é uma ferramenta de cobrança, tendo em vista que cada país possui uma legislação distinta, exigindo atuação de advogados ou prestadores de serviços pertencentes a uma rede de cobrança espalhada por todos os continentes.

Em parceria com os bancos, o Seguro permite financiamentos à exportação (ACE, PROEX e BNDES-EXIM), e funciona como garantia destas operações no momento em que se transfere o direito às indenizações resultantes da apólice em favor da instituição financiadora das exportações.